O que fazer durante a quarentena?

Separamos algumas dicas para quem está na quarentena do Coronavírus
19/03/2020

O que fazer durante a quarentena?

quarentena provocada pelo coronavírus acabou pegando algumas pessoas de surpresa. Para conter a transmissão do Covid-19, os cidadãos estão sendo orientados a permanecerem em suas casas, tomando os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Diversas empresas têm liberado o trabalho home-office para que os seus colaboradores possam continuar exercendo as suas funções e diminuir a possibilidade de maior contato com o vírus. Universidades já suspenderam as aulas, muitos estados decretaram que estabelecimentos permaneçam fechados e outras medidas estão sendo tomadas para evitar grande circulação de pessoas.
Também estão em quarenta pessoas que apresentam os sintomas do coronavírus ou tiveram contato com casos confirmados do vírus. Independente do motivo, se você faz parte das pessoas que estão em casa, confira algumas dicas sobre o que fazer durante a quarentena.

Prevenção coronavírus

Recomendações para a quarentena

Primeiramente, é fundamental seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Evitar sair de casa é uma das principais medidas. As outras incluem incluir na rotina os hábitos de higiene que ajudam na proteção contra o vírus. Confira:
– Lavar bem as mãos.
– Usar álcool em gel.
– Se for ao mercado ou farmácia, evite tocar no rosto (boca, nariz e olhos) sem que as mãos estejam limpas.
– Faça higienização quando chegar em casa.
– Higienize as embalagens dos produtos.
– Cobrir o nariz e boca com o braço caso precise espirrar ou tossir ou usar lenço de papel e depois jogá-lo no lixo.
– Para quem possui sintomas ou está em tratamento contra o Covid-19 é necessário usar as máscaras de proteção.
– Evitar reuniões, aglomerações, encontros.
– Utilizar detergentes próprios para higienização de louças e roupas
– Separa roupas de cama e utensílios de quem está se recuperando do Covid-19.
O Ministério da Saúde, seguindo diretrizes da OMS, também recomenda a compra de produtos e remédios em uma maior quantidade para evitar aglomerações nos supermercados e farmácias. É importante evitar compra exagerada e desnecessária.

O que fazer na quarentena

Primeiro, é importante lembrar que a quarentena não é férias. Pessoas que foram liberadas das suas atividades devem ficar em casa e colaborar para evitar a proliferação da doença e contaminação daquelas que ainda precisam sair em sua rotina diária, como os profissionais de saúde que realizam plantões nas unidades de saúde do país.
Algumas pessoas estão descumprindo a quarentena, o que prejudica as medidas de contenção do vírus. Por conta disso, alguns governadores têm divulgado que o poder público poderá adotar medidas punitivas para quem não cumprir as orientações preventivas para controle da pandemia do coronavírus.

Estudar para o Enem

Além de seguir as medidas preventivas, também é possível utilizar o tempo em casa para realizar algumas atividades. Os estudantes que se preparam para o vestibular, podem aproveitar o período de ‘quarentena’ para focar nos estudos para o Enem 2020.
Nesse caso, o estudante deve planejar bem a sua rotina, escolher um método de estudos que combine com o seu perfil e utilizar a internet como aliada. Dessa forma, o aluno mantém o foco nos estudos e deixa a sua preparação para o Enem e outros vestibulares ainda mais produtiva.

O que fazer na quarentena

Assistir filmes e séries

Os filmes e séries também são uma oportunidade de unir entretenimento e conhecimento.

Cursos Gratuitos

Os cursos gratuitos também são uma opção para quem deseja utilizar o tempo que tiver livre em casa para investir em sua qualificação. As formações são desenvolvidas online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Em uma rápida pesquisa é possível encontrar diversas plataformas que disponibiliza diferentes opções de formação. Clique no botão abaixo e tenha acesso as melhores opções de cursos online gratuitos.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-fazer-durante-a-quarentena